[Aconteceu!] Noite de autógrafos com o autor James Dashner

No último dia 13 ocorreu uma noite de autógrafos com o autor James Dashner conhecido pela série Maze Runner publicada no Brasil pela V&R Editoras, e hoje venho trazer para vocês a minha experiência no evento.

Fila pouco depois de ser liberada para o prédio da livraria.
Quando alguma editora anuncia que irá trazer um autor de fora e eu tenho interesse em autografar algum livro já me preparo física e mentalmente para as horas na fila, que por mais que sejam desconfortáveis (horas em pé ou sentada no chão ser ter onde encostar rende uma bela de uma dor nas costas) sempre rendem boas risadas e novas amizades, afinal se você vai ficar ali por horas porque não ficar conversando ao invés de ficar parado como um poste? Bom, levando em consideração que a série nem é tão conhecida no Brasil, me programei para chegar por volta das 14h00 no máximo 14h30 (que foi quando cheguei) e esperar pelo começo programado para às 18h30. Quando cheguei a fila já saia pela traseira da Livraria cultura e ia até o final da vitrine (que para quem já andou pela Al. Santos sabe como é um bom pedaço), mesmo assim a fila não estava grande e fiquei lá conversando discutindo a série e falando sobre várias coisas.

Ele de Caçarola,
Ela eu não sei (desculpa, não terminei o livro ainda)
O pessoal da fila estava bem animado (principalmente o pessoal mais novo), compraram cartolinas para fazer cartazes para o autor, assinaram bandeiras e camisetas, uma animação só, nisso a fila foi crescendo e chegou à Av. paulista, mas não pensem em uma fila indiana não, era mais uma fila com pequenos (em alguns pedaços, grandes) amontoados de pessoas juntas e conversando, cosplays andando de um lado para o outro (dos que EU vi o melhor era do menino de Caçarola, outros não consegui identificar, nem as pessoas com quem eu conversei e que já leram toda a série), e nisso a fila foi aumentando ainda mais.

James Dashner
Finalmente às 18 horas o autor chegou e foi aquela gritaria e rapidamente a sessão de autógrafos começou, surpreendentemente a fila andou SUPER rápido, nisso os problemas voltaram, sim voltaram e logo mais explico o que aconteceu. Acho que umas 150 ou 200 pessoas estavam na minha frente e quando chegou minha vez não tinham se passado nem 1 hora, para vocês verem como foi rápido. O autor foi super simpático, agradeceu a presença e por ter lido os livros, e enquanto ELE falava já estavam me apressando para sair dali, e diga-se de passagem que EU não abri minha boca.

Vamos aos problemas:
Falta de comunicação: nos últimos dias muita gente ficou na dúvida ser era necessário ou não ter uma cópia do livro novo para poder pegar um autografo, na página do evento não havia essa informação e quando algumas pessoas ligaram na livraria eram informados de que tinham que comprar o livro (ao menos foi o que me relaram na fila). Depois de um tempo, finalmente, tivemos a confirmação de que seriam dois livros por pessoa no máximo, independente de qual fosse. Já no dia e na fila ainda tinha muita gente com dúvida e na livraria já não sabiam mais informar.
Nisso veio o problema com os horários: o evento iria ocorrer até às 21 horas, nisso veio a pergunta: a fila será formada até às 21h e depois ninguém mais entra nela, ou mesmo quem já estiver na fila nesse horário e ainda não tiver o autografo terá que ir embora, novamente não tivemos informações, e para melhorar ainda mais o cenário alguns seguranças disseram que mesmo que você estivesse na fila só teria o autografo garantido quando estivesse dentro da livraria.

Problemas com fotos: o evento não tinha um fotografo oficial como costuma ocorrer nesse tipo de ocasião, até ai tudo bem, pois você poderia ter sua foto tirada pelo seu celular ou máquina, bastava entregar para a moça que estava lá que ela batia a foto para você, o problema foi que as fotos saíram tremidas e de qualquer jeito, para algumas pessoas a foto saiu com o leitor errado, ou seja, a máquina era sua e a foto de outra pessoa, no caso de uma amiga minha a moça esqueceu de bater a foto e por ai vai...

Como disse, fui embora rápido, mas aparentemente ainda ocorreram mais coisas depois disso, fora que nem todo mundo vivencia um evento do mesmo jeito e há opiniões bem diversas sobre o evento, basta olhar os comentários na página do evento AQUI.

Outra coisa que quero salientar (e não é culpa dos organizadores ou da livraria) é o fato da imundice que muita gente deixou na calçada fora da livraria, eram embalagens de comida, cartolinas, papeis, etc, jogados pela calçada, tanto que conforme a fila andava mais sujeira tinha por lá. Sinceramente foi uma completa falta de educação de quem fez isso.

Ocorrências positivas e/ou negativas devem servir de aprendizagem para os que frequentam e para quem organiza, é provável que as pessoas façam uma programação diferente para ir ao evento, mas também é possível que algumas coisas não mudem, só indo em um próximo para saber ;)

Mais fotos do evento no facebook.

Um obrigada especial as meninas do Sagas e Conspirações pelas fotos que me deixaram compartilhar.

3 comentários:

  1. O da Kiera Foi assim mais graças a editora Seguinte colocou um fotografo oficial e enquanto a Kiera autografava o livro vc poderia trocar algumas palavras..
    Eu queria muito ter ido ao evento infelizmente não consegui trocar de horario no trabalho então... :(


    Beijos!
    auniversitaria.com

    ResponderExcluir


Se Chegou até aqui que tal comentar?!


Sua opinião é importante, assim sei o que está achando. Além disso, comentários são bem vindos, mas seja educado ;)

- AVISO: O blog NÃO disponibiliza livros para download, e NÃO permite comentários que contenham links para essa finalidade.

Bookhalic assumida, seu amor pelos livros me levou a criar o blog Lendo e Escrevendo, há alguns anos. Minha paixão por eles me fez continuar. No blog e redes sociais você encontrará muitas novidades, resenhas, fotos e vídeos sobre o mundo literário.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

The Tortured Poets Department Book Tag

  Are you ready for... “The Tortured Poets Department”?   Depois de meses de expectativa o novo álbum da loirinha mais famosa da atualid...

Facebook

@pah_lendoescrevendo

Seguidores

Siga no Twitter

Em breve

@daspaginaspraspanelas

em breve

Novidades

Em breve

newsletter

Skoob

Posts Populares

Tecnologia do Blogger.

Protegido

Protegido